Conheça o "Viver Mais Paraná", o Programa de Condomínios para Idosos com Aluguel Social

Conheça o

Imagem: Felipe Henschel

O Governo do Paraná, através da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), está expandindo o programa habitacional "Viver Mais Paraná" — popularmente conhecido como "Condomínio do Idoso" — uma política pública inovadora destinada a proporcionar moradia digna, segura e saudável para a população acima de 60 anos.

O programa já entregou seis unidades habitacionais, com a meta de construir 32 estruturas no total. Recentemente, foi inaugurado o Condomínio do Idoso de Campo Mourão, que conta com 40 unidades.

Como Funciona o Condomínio do Idoso:

  1. Modelo de Moradia: Os condomínios são compostos por cerca de 40 unidades habitacionais e possuem um modelo de moradia de "aluguel social".

  2. Custo: Os beneficiários pagam um valor mensal de apenas 15% de um salário-mínimo nacional (atualmente cerca de R$ 227,70), podendo residir no local por tempo indeterminado.

  3. Estrutura: As unidades são projetadas para a terceira idade, garantindo acessibilidade e segurança. O condomínio conta com áreas comuns voltadas ao lazer e à saúde, como:

    • Ambulatório

    • Praça

    • Academia ao ar livre

    • Horta comunitária

    • Salão de festas e quiosques de jogos

Quem Pode Participar (Critérios Básicos):

O programa "Viver Mais Paraná" é voltado para pessoas que atendam aos seguintes requisitos:

  • Ter idade superior a 60 anos.

  • Serem pessoas sozinhas ou casais.

  • Ter renda mensal de até seis salários mínimos.

  • Não possuir imóvel em sua propriedade.

  • Estar apto após a análise socioeconômica realizada pela Cohapar.

     

Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, é uma das sete cidades do estado que contam com o condomínio. A unidade local tem 40 casas, foi entregue em outubro de 2021e está totalmente ocupada.

Atualmente, Cascavel, no oeste do estado, está com inscrições abertas para o condomínio. As inscrições podem ser feitas até 9 de novembro pelo site da Cohapar, ou presencialmente até as 17h do dia 7 de novembro no Escritório Regional da Cohapar da cidade.

O objetivo é evitar o isolamento social, um problema comum na terceira idade, oferecendo acompanhamento de saúde básico e a convivência comunitária. O recurso arrecadado com o aluguel social é reinvestido na construção de novos empreendimentos.

As inscrições podem ser realizadas no site oficial da Cohapar.

Via: G1

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.