Copom inicia reunião para definir taxa básica de juros

Copom inicia reunião para definir taxa básica de juros

Imagem:Marcello Casal

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central iniciou nesta terça-feira (16) a reunião que segue até quarta-feira (17) para definir a taxa básica de juros da economia, a Selic. O encontro, realizado a cada 45 dias, reúne o presidente da instituição e seus diretores.

Na última reunião, em julho, o colegiado decidiu interromper o ciclo de altas e manteve a Selic em 15% ao ano, destacando o cenário internacional adverso e a inflação ainda acima da meta.

Durante os dois dias de encontro, os integrantes do Copom avaliam fatores como evolução da economia brasileira e mundial, contas públicas, inflação, liquidez e comportamento dos mercados. A decisão é tomada a partir de apresentações técnicas e todos os membros votam.

As atas da reunião são divulgadas em até quatro dias úteis após a decisão. Uma vez definida a Selic, o Banco Central atua diariamente no mercado aberto, comprando e vendendo títulos públicos para manter a taxa dentro do valor estabelecido.

A Selic é o principal instrumento utilizado pelo BC para controlar a inflação. Taxas mais altas encarecem o crédito, reduzem a demanda e favorecem a poupança, mas também podem frear a atividade econômica. Já a redução dos juros tende a estimular o consumo e a produção, mas diminui o controle sobre a alta dos preços.

Via:Agência Brasil

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-PR.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.