Imagem:Reuters
Marcando o aniversário de dois anos do ataque do Hamas que deu início ao conflito, a Faixa de Gaza foi novamente alvo de intensos bombardeios israelenses nesta terça-feira (7). Tanques, barcos e jatos de Israel atacaram diversas áreas, sem dar trégua aos palestinos, mesmo com as conversações de paz em andamento.
Enquanto a ofensiva militar prossegue, as negociações indiretas por um plano de trégua, apresentado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, continuam no balneário de Sharm el-Sheikh, no Egito.
Conflito Sem Trégua e Negociações Promissoras
Moradores de Khan Younis (Sul) e da Cidade de Gaza (Norte) relataram bombardeios pesados por ar, mar e terra na madrugada. Simultaneamente, militantes de Gaza dispararam foguetes, fazendo soar sirenes de ataque aéreo em Israel.
As negociações mediadas por Egito, EUA e Catar são vistas como as mais promissoras para encerrar a guerra, que resultou na morte de mais de 67 mil palestinos em Gaza desde o ataque de 7 de outubro de 2023, que matou 1,2 mil pessoas em Israel.
Contudo, o Catar, um dos mediadores, alertou que o plano de trégua consiste em 20 pontos e que muitos detalhes cruciais, como a retirada de Israel de Gaza e o desarmamento do Hamas, ainda precisam ser resolvidos. Segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed al-Ansari, a entrega dos reféns apreendidos em 2023 significaria o fim da guerra.
Aniversário de Luto
Para marcar a data do ataque, israelenses se reuniram em Tel Aviv e em locais que foram palco da violência, como o festival de música Nova, onde 364 pessoas foram mortas.
No lado palestino, a população vive sob horror e destruição. Além das mortes, mais de um terço das vítimas fatais são menores de 18 anos, de acordo com as autoridades de saúde de Gaza. No mês passado, uma comissão de investigação da ONU chegou a avaliar que Israel cometeu genocídio em Gaza, uma conclusão que foi classificada como tendenciosa e "escandalosa" pelo governo israelense.
Via:Agência Brasil
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.