Imagem: Marcelo Camargo
A Polícia Federal (PF), em colaboração com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou nesta quinta-feira (9) uma nova etapa da Operação Sem Desconto. O objetivo é aprofundar as investigações sobre um esquema criminoso que realizava descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Estão sendo cumpridos 66 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em oito unidades da Federação:
-
São Paulo
-
Sergipe
-
Amazonas
-
Rio Grande do Norte
-
Santa Catarina
-
Pernambuco
-
Bahia
-
Distrito Federal
O Foco da Investigação
Esta nova fase da operação busca esclarecer crimes graves como inserção de dados falsos em sistemas oficiais, constituição de organização criminosa e atos de ocultação e dilapidação patrimonial dos envolvidos no esquema.
A Operação Sem Desconto, iniciada em abril, visa desmantelar o esquema que, segundo cálculos oficiais, pode ter descontado cerca de R$ 6,3 bilhões de aposentados e pensionistas entre os anos de 2019 e 2024.
O escândalo, que afeta a segurança financeira de milhões de beneficiários do INSS, também motivou a abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) no Congresso Nacional. Na época das primeiras ações, pelo menos seis servidores públicos foram afastados de suas funções.
Via:Agência Brasil
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.