Fraudes no INSS: CPMI ouve ex-dirigentes de associação suspeita e ex-conselheira sobre descontos indevidos

Fraudes no INSS: CPMI ouve ex-dirigentes de associação suspeita e ex-conselheira sobre descontos indevidos

Imagem: Lula Marques

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS retoma seus trabalhos nesta segunda-feira (20/10) com a oitiva de duas figuras-chave nas investigações sobre os descontos irregulares em benefícios de aposentados e pensionistas.

A CPMI, que apura fraudes em convênios de cooperação técnica (ACTs) firmados entre o INSS, associações e sindicatos, ouvirá:

  1. Felipe Macedo Gomes: Ex-presidente da entidade Amar Brasil Clube de Benefícios (ABCB), que será ouvido na condição de investigado. Segundo as apurações, a associação é suspeita de ser uma "fachada para operações financeiras irregulares" e de ter movimentado cerca de R$ 1,1 bilhão entre 2022 e 2024, cobrando até 2,5% dos benefícios sem autorização.

  2. Tonia Andrea Inocentini Galleti: Ex-integrante do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), convocada para detalhar as denúncias e os pedidos que ela teria feito para a regulamentação dos ACTs, mas que foram ignorados ou bloqueados pelas altas autoridades da Previdência Social. Parlamentares buscam entender as falhas estruturais e as supostas "omissões deliberadas" que permitiram a proliferação das fraudes.

A sessão está marcada para ter início às 16h, no Congresso Nacional.

Via: Agência Brasil

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.