Imagem: Jonathan Campos/AEN
O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou, na noite deste domingo (9), a Lei 22.766/2025. O objetivo é garantir um auxílio mais rápido e desburocratizado às famílias de Rio Bonito do Iguaçu e outras cidades afetadas pelo tornado e temporais da última sexta-feira (7).
A nova legislação altera o Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap) e, pela primeira vez, permite o repasse direto de recursos financeiros às famílias que tiveram suas casas destruídas, sem a necessidade de passar pelo antigo modelo de transferência "fundo a fundo" com os municípios.
A medida é um esforço coordenado para acelerar a reconstrução. Embora os critérios finais sejam definidos por decreto, a meta do governo é liberar até R$ 50 mil por família atingida, com um investimento inicial previsto de R$ 50 milhões.
Esforços de Reconstrução
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou o texto da lei por unanimidade e também homologou o decreto que reconhece a situação de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu.
O município foi o mais afetado, com cerca de 90% de sua estrutura comprometida. Além do auxílio financeiro direto, o Governo do Estado iniciou o planejamento para a reconstrução de:
-
Casas
-
Sede da Apae
-
Escolas
Cerca de 200 engenheiros da Cohapar e do CREA/PR iniciaram a avaliação técnica dos prejuízos para dar início imediato às obras de reconstrução. O Estado também mobilizou um grande aparato de máquinas e equipes para a remoção de entulhos e limpeza das vias.
Via: Governo do Paraná
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.