Imagem: Valdelino Pontes
O governador Ratinho Junior assinou um decreto que institui a bolsa para cuidadores de pessoas idosas no Paraná. A medida faz parte do programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa e tem como objetivo garantir recursos financeiros para quem cuida de idosos em situação de vulnerabilidade socioeconômica no estado.
A nova legislação assegura a concessão de recursos financeiros em prestações mensais e sucessivas aos cuidadores familiares. O primeiro pagamento da bolsa deve ser realizado em até dez dias úteis após a concessão.
A ação visa valorizar e reconhecer o trabalho de cuidado como uma atividade econômica, além de ser um esforço para prevenir a institucionalização das pessoas idosas.
Recentemente, o Paraná se tornou o primeiro estado da América do Sul a ser reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como "Estado Amigo da Pessoa Idosa", um título que valida as iniciativas estaduais em prol da longevidade e qualidade de vida da população com 60 anos ou mais.
Via: Governo do Paraná
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.