GUERRA CONTRA O CRIME: PARAGUAI DECLARA PCC E COMANDO VERMELHO COMO ORGANIZAÇÕES TERRORISTAS INTERNACIONAIS

GUERRA CONTRA O CRIME: PARAGUAI DECLARA PCC E COMANDO VERMELHO COMO ORGANIZAÇÕES TERRORISTAS INTERNACIONAIS

Imagem: Imagens da Internet

Decisão do presidente Santiago Peña endurece o combate às facções brasileiras, que mantêm forte presença na fronteira, e reforça a cooperação de segurança.

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, assinou nesta quinta-feira (30) o Decreto nº 4857, que reconhece o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas internacionais.

A medida, tomada dias após uma megaoperação policial no Rio de Janeiro que mirou o Comando Vermelho, integra uma política de Estado focada na defesa da democracia, do Estado de direito e da soberania nacional do Paraguai.

 

Endurecimento no Combate e Fronteira Reforçada

 

Com o novo decreto, o Paraguai pretende endurecer o combate ao crime organizado e fortalecer a cooperação internacional em segurança e justiça. A classificação como "terroristas" permite:

  • Penas mais severas contra os integrantes e líderes das facções;

  • Maior articulação com outros países para a captura de criminosos.

As autoridades paraguaias afirmam que tanto o PCC quanto o CV mantêm uma forte presença na faixa de fronteira com o Brasil, atuando ativamente em crimes como tráfico de drogas, tráfico de armas e lavagem de dinheiro.

O governo também determinou o reforço imediato nos controles de fronteira, especialmente na região da Tríplice Fronteira, para impedir a entrada de criminosos e desmantelar as operações das facções. O decreto anterior do país já classificava outros grupos como terroristas, incluindo o Hezbollah e o Cartel de los Soles.

Via: Catve

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.