Apelo Global: Com "Inglês Macarrônico", Maduro Pede aos Americanos que Rejeitem "Guerra Louca por Petróleo"

Apelo Global: Com

Imagem: Fausto Torrealba / REUTERS

 

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, voltou a fazer um apelo direto à população dos Estados Unidos, pedindo que os americanos se oponham a qualquer escalada militar na América do Sul motivada por interesses energéticos.

A declaração foi feita em um inglês "macarrônico" durante o programa semanal "Con Maduro +", transmitido pela televisão estatal venezuelana.

O Slogan Anti-Guerra

Maduro utilizou slogans em inglês, como "no crazy war" (sem guerra louca) e "no blood for oil" (sem sangue por petróleo), afirmando que a mensagem vinha do povo venezuelano ao "querido povo dos Estados Unidos".

Ele encerrou o apelo cantando em inglês e citando John Lennon: "Deixe sua amargura porque a Venezuela tem direito à felicidade e à soberania. Amargurados do mundo do império, deixem sua amargura e 'don't worry, be happy. No crazy war. No blood for oil'. Esta é nossa mensagem ao povo dos Estados Unidos, assinado povo da República Bolivariana da Venezuela”.

Tensão e Rejeição Popular

O presidente venezuelano baseia seu apelo em pesquisas, segundo ele, realizadas nos EUA, que indicariam que cerca de 70% da população rejeita ações militares no Caribe e se opõe à escalada "militarista, extremista e supremacista" promovida pela Casa Branca.

As declarações de Maduro ocorrem em meio a tensões na região, intensificadas pelo envio de navios de guerra, um submarino, caças e tropas americanas para áreas próximas à costa venezuelana desde agosto. Washington alega que o objetivo das operações é combater o narcotráfico, enquanto Maduro acusa os EUA de usarem falsos pretextos para justificar a presença militar.

Via: R7

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.