Imagem: ESA
Um novo estudo científico indica que o continente africano está em um lento processo de separação que, em milhões de anos, pode resultar na formação de um novo oceano. O fenômeno é causado por "pulsos" de rocha derretida (manto) sob o continente, que estão enfraquecendo e abrindo uma fenda na crosta terrestre.
A Fenda e o Processo de Divisão
A principal evidência do fenômeno está localizada no Rifte da África Oriental, uma fenda que se estende por cerca de 3.500 km. A região mais crítica para a futura formação oceânica é o Triângulo de Afar, na Etiópia.
-
Causa Geológica: A divisão ocorre devido ao afastamento de três placas tectônicas: a Nubiana, a Somaliana e a Arábica.
-
Velocidade: O movimento de separação é extremamente lento, ocorrendo a uma taxa de aproximadamente 7 milímetros por ano.
-
Consequência: Com o tempo, o afastamento permitirá que o magma do interior da Terra suba, e o espaço criado será preenchido pela água do mar, vinda do Mar Vermelho e do Golfo de Áden, dando origem a um vasto oceano que dividirá o continente em dois.
Cientistas alertam que, embora o evento não seja visível para as gerações atuais, a atividade sísmica e o vulcanismo constante na região são sinais claros de que o processo de separação continental está em curso.
Via: G1
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.