Imagem: Divulgação/Força Aérea dos EUA)
GENEBRA – O Furacão Melissa, que evoluiu para a temida Categoria 5, a máxima na escala Saffir-Simpson, está prestes a atingir a Jamaica e trará uma “situação catastrófica” para a ilha caribenha, segundo alerta de especialistas internacionais.
Anne-Claire Fontan, especialista em ciclones tropicais da Organização Meteorológica Mundial (OMM), afirmou nesta terça-feira (28) que o fenômeno é esperado para ser "a pior tempestade a atingir a ilha caribenha neste século".
Com rajadas de vento que podem superar os 300 quilômetros por hora, o Melissa ameaça causar devastação generalizada. As previsões mais sombrias incluem:
-
Marés de tempestade de até quatro metros.
-
Precipitação que pode ultrapassar 70 centímetros, gerando inundações repentinas e deslizamentos de terra catastróficos.
-
Até 1,5 milhão de pessoas podem ser diretamente afetadas pela força da tempestade.
O primeiro-ministro jamaicano, Andrew Holness, ordenou evacuações obrigatórias em áreas vulneráveis, como a histórica Port Royal, alertando que "Não há infraestrutura na região que possa suportar uma categoria 5". Ele afirmou que o governo está o mais preparado possível, mas o risco é extremo.
O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA projeta que, após a Jamaica, a tempestade seguirá pelo leste de Cuba, passando pelas Bahamas e Ilhas Turcas e Caicos até esta quarta-feira. Autoridades em Cuba já retiraram mais de 500 mil pessoas de zonas de risco, e o primeiro-ministro das Bahamas também ordenou evacuações no sul e leste do arquipélago.
Necephor Mghendi, da Federação Internacional da Cruz Vermelha, destacou a gravidade, mencionando que a organização pré-posicionou itens essenciais de ajuda e montou mais de 800 abrigos para os deslocados.
O movimento lento do Melissa sobre águas do Caribe anormalmente quentes contribuiu para seu tamanho e força, uma situação que cientistas relacionam com as mudanças climáticas, fazendo com que tempestades se tornem mais fortes e destrutivas.
Via: Agência Brasil
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.