Papa Leão orienta bispos a enfrentar casos de abuso e não ocultar denúncias

Papa Leão orienta bispos a enfrentar casos de abuso e não ocultar denúncias

Imagem:Guglielmo Mangiapane

CIDADE DO VATICANO – O papa Leão 14 orientou os novos bispos da Igreja Católica a enfrentar os casos de abusos sexuais cometidos por padres e a não esconder alegações de má conduta, segundo comunicado divulgado pelo Vaticano nesta sexta-feira.

O pontífice destacou que denúncias de abuso “não podem ser colocadas em uma gaveta” e devem ser tratadas com justiça e misericórdia, tanto em relação às vítimas quanto aos acusados. A mensagem foi transmitida durante reunião fechada com cerca de 200 bispos nomeados para liderar dioceses em todo o mundo no último ano.

Leão reforçou ainda a importância de uma Igreja acolhedora e do diálogo com a sociedade, alertando que “respostas prontas aprendidas há 25 anos no seminário não são suficientes”. Ele enfatizou que os clérigos devem renovar seu contato com o mundo para responder às questões contemporâneas.

O novo papa, eleito em maio após a morte de Francisco, mantém a prioridade do combate aos abusos sexuais, seguindo o legado do pontífice anterior, que dedicou grande parte de seu papado ao tema. Leão também reforçou aos bispos a necessidade de liderança firme e decisiva no enfrentamento de casos de abuso.

Via:UOL

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.