Imagem: EFE/EPA/ABEDIN TAHERKENAREH
O clima de instabilidade no Oriente Médio atingiu um novo patamar nesta quarta-feira (14). O governo do Irã emitiu um alerta formal aos seus vizinhos, afirmando que atacará bases militares dos Estados Unidos na região caso o território iraniano seja alvo de bombardeios norte-americanos.
A ameaça surge em um momento de extrema tensão, com o presidente dos EUA, Donald Trump, sugerindo uma intervenção militar devido à violenta repressão do regime de Teerã contra manifestantes.
Alvos e Retaliação
De acordo com autoridades iranianas, países como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Turquia já foram informados de que as instalações militares dos EUA em seus territórios são alvos potenciais.
Em resposta à ameaça, os Estados Unidos iniciaram a evacuação de soldados de pontos estratégicos, incluindo a base aérea de Al Udeid, no Catar, a maior da região, que abriga cerca de 10 mil militares.
Crise Interna e Pressão Internacional
A escalada militar é acompanhada por uma crise humanitária dentro do Irã. Protestos contra o regime do aiatolá Ali Khamenei têm sido reprimidos com força letal. Estima-se que mais de 2.500 manifestantes tenham morrido nos confrontos, enquanto o governo mantém bloqueios de internet e realiza execuções de presos políticos.
Enquanto Trump afirma que a "ajuda está a caminho" para os manifestantes, o Irã acusa Washington de forjar pretextos para buscar uma mudança de regime no país.
Via: g1
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.