Imagem: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva utilizou a abertura da Assembleia-Geral da ONU para criticar duramente as sanções unilaterais impostas pelos Estados Unidos. Em seu discurso, Lula expressou preocupação com o aumento do autoritarismo e a desordem internacional, citando como exemplo as sanções arbitrárias e intervenções unilaterais. Ele traçou um paralelo entre o enfraquecimento do multilateralismo e a crise da democracia.
Lula fez uma referência direta às sanções econômicas do governo de Donald Trump, que impuseram uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos EUA. O presidente também criticou a tentativa de interferência no Judiciário brasileiro, mencionando a aplicação da Lei Magnitsky ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, e o cancelamento de vistos de outros ministros da Corte. A Lei Magnitsky é um mecanismo da legislação americana para punir unilateralmente supostos violadores de direitos humanos.
Apesar dos ataques, o presidente afirmou que o Brasil optou por resistir e defender sua democracia.
Via: Agência Brasil
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.