Imagem: catve.com
O Grupo EPR Iguaçu divulgou as tarifas que serão cobradas nas três novas praças de pedágio eletrônico (Free Flow) que serão implantadas em trechos estratégicos do Oeste e Sudoeste do Paraná. O novo modelo, autorizado recentemente pela ANTT, utiliza pórticos automáticos que permitem a cobrança sem que os veículos precisem parar.
Os valores das tarifas para veículos de passeio (automóveis, caminhonetes e furgões) já estão definidos e serão de até R$ 18,60.
Localização e Valores das Tarifas
As novas praças eletrônicas serão instaladas nas seguintes cidades e rodovias:
A concessionária esclareceu que motocicletas, motonetas, triciclos, bicicletas, ambulâncias e veículos oficiais estão isentos da cobrança.
Funcionamento e Formas de Pagamento
O sistema Free Flow utiliza pórticos equipados com câmeras e sensores para identificar os veículos em movimento. O objetivo é aumentar a fluidez e a segurança nas rodovias, eliminando as filas das cabines tradicionais.
O pagamento poderá ser efetuado de duas maneiras:
-
Por TAG Eletrônica: Um dispositivo instalado no para-brisa permite o débito automático. Essa modalidade oferece descontos progressivos para motoristas frequentes.
-
Por Leitura de Placas: O sistema registra a placa do veículo, e o motorista deve realizar a quitação da tarifa posteriormente, utilizando os canais digitais da concessionária, para evitar multas por evasão.
A EPR Iguaçu, que venceu o leilão do Lote 6, já opera outros trechos desde junho de 2025. Embora a autorização para o pedágio eletrônico tenha sido concedida, a concessionária ainda não informou a data exata de início da cobrança nas novas praças.
Via: catve.com
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.