ONG alerta para disparada no trabalho infantil entre crianças de 5 a 9 anos

ONG alerta para disparada no trabalho infantil entre crianças de 5 a 9 anos

Imagem: Ministério do Trabalho/Divulgação

 

Uma pesquisa da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, focada na primeira infância, acendeu um sinal de alerta ao indicar um aumento significativo no número de crianças de 5 a 9 anos em situação de trabalho infantil no Brasil.

Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2024, o país registrou um crescimento de 22% no trabalho infantil nessa faixa etária, alcançando 122 mil crianças. Esse número é considerado o maior percentual da série histórica iniciada em 2016.

A CEO da Fundação, Mariana Luz, classificou o índice como "inaceitável". Ela ressaltou que colocar crianças tão novas para trabalhar compromete o seu futuro e nega o direito fundamental à infância, que envolve brincar, aprender e crescer em segurança. A fundação sugere que a dificuldade de inserção de famílias de baixa renda no mercado de trabalho formal, levando-as ao emprego doméstico e informal, é uma das explicações para esse salto.
Via: Agência Brasil 

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.