Paraná articula parceria para estudantes fazerem pós-graduação no Exterior

Paraná articula parceria para estudantes fazerem pós-graduação no Exterior

Imagem:SETI-PR

Governo do Paraná e Instituto Trajetórias se unem para oferecer intercâmbio a pós-graduandos.

O Governo do Paraná está em negociação para uma parceria com o Instituto Trajetórias com o objetivo de oferecer oportunidades de intercâmbio a estudantes de pós-graduação. Representantes da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Fundação Araucária estiveram em São Paulo na quinta-feira (4) para alinhar as diretrizes da cooperação. A expectativa é que um Memorando de Entendimento (MOU) seja assinado ainda neste mês.

A iniciativa, que conta com a participação de outros estados como Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul, além dos municípios de Recife e Rio de Janeiro, e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), busca fortalecer a capacitação em temas estratégicos. O objetivo é preparar profissionais para enfrentar desafios globais, como mudanças climáticas, desigualdade e avanços tecnológicos.

O Instituto Trajetórias planeja selecionar 350 bolsistas em 2026 e 2027, com a meta de alcançar mil estudantes anualmente a partir de 2032. A instituição negocia descontos que variam de 20% a 100% nas mensalidades de universidades estrangeiras renomadas, incluindo Yale (EUA), Imperial College London (Inglaterra), Tsinghua Shenzhen (China), École Polytechnique (França) e Monash (Austrália).

Esses benefícios são viabilizados por meio de acordos de cooperação que também buscam captar doações para um fundo de empréstimos com juros baixos, ajudando os estudantes brasileiros a custearem suas despesas no exterior.

Para o secretário da Seti, Aldo Nelson Bona, o acordo é fundamental para o progresso do estado. "Esta iniciativa fortalece nossa capacidade de inovar e competir globalmente, ao conectar profissionais e pesquisadores a experiências educacionais diversificadas, capazes de complementar a sólida base oferecida pelas instituições paranaenses, enriquecendo assim o ecossistema local de pesquisa e desenvolvimento", afirmou.

As áreas prioritárias para a concessão das bolsas são ciência, tecnologia, engenharia, matemática, políticas públicas, saúde e educação. Para se candidatar, os estudantes precisam ser aprovados em um processo seletivo de mestrado em uma das universidades parceiras. Parte das vagas será reservada para servidores públicos dos estados e municípios que aderirem aos acordos.

O presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, destacou a importância da iniciativa para o capital humano do Paraná. "Essa parceria é muito importante e interessante para o Estado do Paraná, pois prioriza a formação em instituições de renome internacional para nossos agentes públicos, que poderão permanecer no Exterior para programas de mestrado ou doutorado, melhorando cada vez mais a qualidade dos funcionários públicos paranaenses nos próximos anos".

O memorando de entendimento prevê ainda a criação de uma rede de pesquisadores e o incentivo à reintegração dos profissionais ao Brasil, para que o conhecimento adquirido possa ser aplicado em benefício do desenvolvimento regional e nacional. A parceria, que conta com o apoio da Fundação Lemann, representa um passo importante na política paranaense de internacionalização acadêmica e capacitação profissional em áreas estratégicas.

Via:Governo do Paraná

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.