Imagem: Roberto Dziura Jr
A redução na alíquota do IPVA no Paraná já está surtindo efeito no mercado de veículos. Em novembro, o estado registrou uma média de quase dois veículos emplacados a cada minuto, totalizando 71.553 novos registros.
Este montante representa um aumento de 20% em comparação com o mesmo mês do ano passado (novembro de 2024), segundo dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR).
O crescimento contínuo no número de emplacamentos é atribuído ao anúncio feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em agosto, que confirmou a redução da alíquota do IPVA de 3,5% para 1,9% do valor venal do veículo – uma das menores taxas do país.
BENEFÍCIOS E DESCONTOS
A nova alíquota, que começa a valer a partir de janeiro, beneficia cerca de 3,4 milhões de proprietários de veículos (automóveis, caminhonetes e motocicletas acima de 170 cilindradas).
O Secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, destacou que a redução de impostos estimula a economia e encoraja investimentos.
Além da alíquota mais baixa, a Secretaria da Fazenda confirmou que os contribuintes terão um desconto adicional de 6% para quem optar pelo pagamento à vista do IPVA 2026. Para quem preferir parcelar, o imposto poderá ser dividido em cinco cotas, de janeiro a maio, sem desconto adicional.
Via: Governo do Paraná
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.