AGRO EM ALTA: Paraná Registra Terceira Maior Variação Positiva na Previsão da Safra, Aponta IBGE

AGRO EM ALTA: Paraná Registra Terceira Maior Variação Positiva na Previsão da Safra, Aponta IBGE

Imagem: Gilson Abreu

A força do agronegócio paranaense foi novamente confirmada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado do Paraná registrou a terceira maior alta do país na estimativa de produção da safra de grãos em setembro, com um crescimento absoluto de 122 mil toneladas em relação ao mês anterior (agosto).

O dado faz parte do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado nesta terça-feira (14), e reafirma o Paraná como o segundo maior produtor de grãos do Brasil, com uma participação de 13,5% no volume nacional. A previsão de safra total para o Paraná em 2025 é de 46 milhões de toneladas.

No ranking de variação, o estado ficou atrás apenas de Mato Grosso (258 mil toneladas) e Tocantins (186 mil toneladas).

Destaques da Produção

Entre os produtos que impulsionaram a alta, destacam-se:

  • Feijão: O Paraná mantém a liderança nacional com uma produção prevista de 841 mil toneladas, representando 27,3% da safra brasileira.

  • Milho 2ª Safra: O estado é o segundo maior produtor, com uma estimativa de 17,4 milhões de toneladas, um aumento de 38,3% em relação ao ano anterior.

  • Cevada: O Paraná domina a produção nacional, com 79,3% do total brasileiro e uma expectativa de 449,4 mil toneladas.

De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estadual da Agricultura, o Paraná está a caminho de colher 46,3 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/2025, o que seria um novo recorde para o estado.

Via: Governo do Paraná

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.