Alerta Meteorológico: Calor de até 34 °C retorna ao Paraná e ciclone no oceano traz risco de temporais

Alerta Meteorológico: Calor de até 34 °C retorna ao Paraná e ciclone no oceano traz risco de temporais

Imagem: AEN

 

Após um breve período de temperaturas mais amenas, o "calorão" volta com intensidade ao Paraná nos próximos dias. Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a combinação de um transporte de ar quente vindo do Centro-Oeste com a alta umidade elevará as temperaturas em todo o estado, podendo atingir marcas de 34 °C no litoral e no interior.

A preocupação dos meteorologistas, no entanto, vai além do calor. A formação de um ciclone extratropical no Oceano Atlântico, na altura do Rio Grande do Sul e Uruguai, embora não passe diretamente sobre o Paraná, afetará o tempo no estado, intensificando a instabilidade.

Risco de Tempestades Severas

O avanço de um cavado meteorológico (uma área de baixa pressão), somado ao calor e à umidade, cria o cenário ideal para as chamadas "chuvas de verão".

  • Faixa Leste e Litoral: As instabilidades ganham força com potencial para chuvas localmente intensas, raios e rajadas de vento.

  • Curitiba: A capital deve registrar máximas próximas dos 30 °C, com previsão de temporais rápidos, mas severos, entre o fim da tarde e o início da noite.

  • Interior: No interior do estado, o sol predomina, mas o calor extremo pode provocar pancadas de chuva isoladas e passageiras.

Fim de Semana no Litoral

Para quem planeja descer para as praias, o alerta é para o tempo abafado e instável.

  • Sexta-feira (09): Termômetros chegam aos 32 °C em Matinhos e Guaratuba.

  • Domingo (11): O calor atinge o ápice, podendo bater os 34 °C.

  • Previsão: Sol na maior parte do dia, mas com risco elevado de temporais rápidos com descargas elétricas e ventos fortes ao entardecer.

Orientações de Segurança

Devido à influência do ciclone no oceano e à formação da frente fria ao sul, o Simepar recomenda atenção redobrada. Em caso de ventos fortes e raios, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores e evitar áreas abertas.

Os moradores de Guaraniaçu e região também devem sentir a elevação das temperaturas, com máximas ultrapassando os 30 °C e possibilidade de pancadas de chuva isoladas características desta época do ano.

Via: Bem Paraná

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.