Imagem: Mario Akira
O clima típico de verão volta a ganhar força em todo o Paraná nesta última semana de janeiro. Após um período de temperaturas mais amenas, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) alerta para a combinação de calor intenso e alta humidade, o que deve favorecer a ocorrência de tempestades isoladas em diversas regiões do estado.
Calorão e Máximas
As temperaturas devem subir gradualmente ao longo dos próximos dias. No Oeste, Sudoeste e Norte do estado, os termómetros podem ultrapassar facilmente a marca dos 35°C. Até mesmo em Curitiba e no Litoral, onde o clima estava mais fresco, as máximas devem voltar a atingir os 30°C, algo que não ocorria desde o início do mês.
Temporais e Granizo
O grande alerta dos meteorologistas é para as pancadas de chuva que ocorrem, principalmente, entre o final da tarde e a noite. Devido ao forte aquecimento diurno, estas chuvas podem evoluir para temporais localizados com:
-
Rajadas de vento fortes;
-
Alta incidência de raios;
-
Risco de granizo, especialmente nas porções do Oeste, Centro e Norte paranaense.
Monitoramento e Segurança
A Defesa Civil mantém o sistema de monitoramento ativo e já emitiu alertas para mais de 75 municípios que estão na rota das instabilidades. A recomendação para a população, especialmente os agricultores e moradores de áreas de risco, é que fiquem atentos às mudanças rápidas no céu e procurem abrigo seguro em caso de tempestades.
Fique atento! O tempo deve manter este padrão de "calor e pancadas de chuva" pelo menos até a próxima sexta-feira.
Via: Bem Paraná
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.