CHUVA INTENSA FAZ 32 ESTAÇÕES NO PARANÁ ATINGIREM MÉDIA HISTÓRICA DO MÊS

CHUVA INTENSA FAZ 32 ESTAÇÕES NO PARANÁ ATINGIREM MÉDIA HISTÓRICA DO MÊS

Imagem: SIMEPAR

As chuvas volumosas e os eventos climáticos severos que atingiram o Paraná no fim de semana (até domingo, 23 de novembro de 2025) foram tão intensos que 32 estações meteorológicas do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) atingiram a média histórica de precipitação para o mês de novembro, com uma semana de antecedência.

Destaques dos Acúmulos:

  • Recordes Históricos: Oito estações meteorológicas registraram o maior volume de chuva para novembro dos últimos dez anos. Em Cornélio Procópio, o volume acumulado é o mais alto de toda a série histórica da estação (desde 2018).

  • Municípios com Grandes Acúmulos: Os maiores acumulados de chuva no domingo (23) foram registrados no Litoral: Pontal do Paraná (145,4 mm), Guaratuba (108,8 mm) e Matinhos (98,8 mm).

  • Superando a Média em Mais de 100 mm: Cidades como Campo Mourão, Cândido de Abreu, Cianorte, Cornélio Procópio, Londrina e Santa Helena superaram a média histórica do mês em mais de 100 mm.

  • Fenômenos Severos: O sistema climático causou chuvas volumosas, fortes rajadas de vento e queda de granizo em cidades como Guarapuava, Pinhão e Nova Laranjeiras.

Causas e Previsão:

Segundo o Simepar, a instabilidade foi causada pela combinação de vários sistemas meteorológicos: uma área de baixa pressão no oceano que favoreceu a passagem de uma frente fria, e um sistema de alta pressão que reforçou a entrada de ventos úmidos do sudeste. Esse choque de massas, potencializado pelas altas temperaturas registradas no domingo (máxima de 34°C em Guaíra), resultou na formação de nuvens de topo elevado, granizo e volumes significativos de chuva.

A instabilidade deve diminuir a partir desta terça-feira (25), com o avanço de uma massa de ar mais seco.

Via: Simepar

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.