Governo do Paraná se prepara para a chegada da vacina contra o VSR para gestantes no SUS

Governo do Paraná se prepara para a chegada da vacina contra o VSR para gestantes no SUS

Imagem: Ari Dias

O calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná contará com um novo e importante imunizante ainda neste ano: a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), voltada para gestantes. O Ministério da Saúde anunciou que começará a enviar as doses aos estados a partir da segunda quinzena de novembro.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já está em fase de planejamento técnico e operacional para receber e distribuir as vacinas. A estimativa é que 138.008 gestantes no Paraná estejam aptas a serem vacinadas.

 

Proteção em Dose Dupla

 

O novo imunizante será aplicado em dose única em mulheres a partir da 28ª semana de gestação, independentemente da idade materna.

O principal objetivo é proteger o recém-nascido nos seus primeiros seis meses de vida. Ao ser vacinada, a mãe transfere anticorpos ao feto através da placenta, conferindo a chamada imunidade passiva e reduzindo drasticamente os riscos de infecção grave por VSR, como a bronquiolite e a pneumonia, principais causas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em bebês.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou a importância da medida: "A incorporação deste novo imunizante é um passo muito significativo para a saúde pública. É um ganho importante ao cuidado da mãe e do seu bebê." Ele lembrou que o vírus, principalmente no inverno, chegou a fazer vítimas no estado.

Logística de Distribuição

A Sesa está organizando a capacitação das equipes municipais de saúde sobre o armazenamento, aplicação e registro das doses. Assim que o Ministério da Saúde confirmar o envio, as vacinas serão distribuídas rapidamente às regionais de saúde e, em seguida, aos municípios para início da aplicação.

A Sesa orienta todas as gestantes a procurarem a unidade de saúde de referência para se informarem sobre esta e as demais doses indicadas no calendário.

Vacinas Recomendadas para Gestantes no SUS (Calendário Nacional):

  • Dupla adulto (dT)

  • dTpa (tríplice bacteriana acelular do tipo adulto)

  • Hepatite B

  • Influenza (gripe)

  • Covid-19

  • Vírus Sincicial Respiratório (VSR) - a partir deste ano

Via: Agência Estadual de Notícias (AEN)

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.