Granizo causa estragos em Castro e danifica cerca de 600 casas

Granizo causa estragos em Castro e danifica cerca de 600 casas

Imagem: Prefeitura de Castro

Um levantamento preliminar da Defesa Civil do município de Castro, nos Campos Gerais do Paraná, indica que aproximadamente 600 residências foram danificadas pela forte chuva de granizo na manhã desta terça-feira, 26 de agosto de 2025. O evento atingiu não só domicílios, mas também comércios e prédios públicos, afetando cerca de 2 mil pessoas. Até o momento, não há registro de vítimas.

Uma força-tarefa foi mobilizada com participação da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, do Exército e da Defesa Civil Municipal, para prestar apoio às famílias afetadas. Um centro emergencial de distribuição de lonas foi montado no estacionamento do Max Atacadista, no bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, enquanto famílias que necessitam de telhas, madeira e outros materiais podem procurar o Educandário Manoel Ribas, no Jardim das Araucárias.

As regiões mais impactadas incluem áreas rurais como Passo dos Bois e Tronco, e bairros urbanos como Jardim Termas de Riviera, Jardim Perpétuo Socorro, Jardim Alvorada, Jardim das Araucárias, Centro, Jardim Bela Vista e Vila Rio Branco. Diversas estruturas públicas, como escolas e unidades básicas de saúde, além da sala de fisioterapia na Vila Rio Branco e o Centro de Atividades Físicas da Secretaria Municipal de Esportes, tiveram suas atividades suspensas. As aulas foram canceladas até quarta-feira, 27.

Segundo o Simepar, o episódio foi gerado por um vórtice ciclônico de altos níveis que, impulsionado pela topografia dos Campos Gerais, intensificou a tempestade, gerando o granizo. O sistema deve permanecer sobre a região até o início da noite, com possibilidade de novas ocorrências de granizo isolado no Norte, Centro e outros pontos dos Campos Gerais, antes de se deslocar para o oceano e áreas de São Paulo.

O Corpo de Bombeiros informou que mais de 600 residências foram danificadas e aproximadamente 2 mil pessoas já buscam atendimento. A Copel confirmou que 812 residências, principalmente na zona rural, estão sem energia elétrica, e equipes da empresa atuam para restabelecer o serviço.

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Edmir Kirchof, afirmou que está em curso o levantamento necessário para solicitar à Defesa Civil estadual o decreto de situação de emergência. Ele alertou que os moradores aguardem o fim das chuvas antes de realizarem reparos, sobretudo nos telhados, para evitar acidentes. O Ginásio de Esportes Wilson Schoembaecler, no Núcleo Habitacional Padre Piva, está preparado para funcionar como abrigo temporário.

O prefeito Reinaldo Cardoso e equipes técnicas visitaram os locais mais atingidos para distribuir lonas e outros materiais emergenciais. Ele destacou que, felizmente, não houve vítimas humanas, mas os prejuízos materiais são significativos, e que o município conta com apoio do governo estadual e de prefeitos da região.

Via: Governo do Estado do Paraná

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.