Imagem:SESA
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR), iniciou a distribuição de 150 mil exemplares da Cartilha Saúde da Mulher. O material foi elaborado para orientar sobre cuidados em todas as fases da vida, abordando temas como prevenção e diagnóstico precoce de doenças, incluindo câncer de mama e colo do útero.
A publicação também destaca assuntos como saúde mental, envelhecimento, alimentação saudável, violência contra a mulher e integralidade no cuidado. O material será distribuído nas 22 Regionais de Saúde, alcançando mulheres dos 399 municípios paranaenses.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o objetivo é reforçar a prevenção e ampliar o acesso à informação. “Uma pessoa bem informada saberá onde procurar ajuda e como buscar atendimento. É essa informação que a Cartilha leva para nossas mulheres”, destacou.
A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, ressaltou que a iniciativa é uma ferramenta para divulgar os serviços oferecidos pelo SUS no Paraná. “São orientações sobre todos os cuidados necessários para todas as fases da vida da mulher. É o Estado fortalecendo a política de atenção integral às mulheres”, afirmou.
Além disso, a cartilha traz informações sobre vacinas, métodos contraceptivos, cuidados no pré-natal, parto e pós-parto, além de orientações sobre o climatério e uso de fitoterápicos. A violência contra a mulher também é abordada, com explicações sobre diferentes tipos, como a doméstica, obstétrica, familiar e capacitista, e orientações sobre como buscar ajuda.
A ação integra o Paraná Rosa 2025, que inclui ainda a Carreta Saúde da Mulher — responsável por levar exames como mamografia, ultrassonografia e papanicolau a regiões mais distantes — e a Corrida da Vigilância em Saúde, que incentiva a atividade física e a conscientização sobre saúde feminina.
Via:Governo do Paraná
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.