PIONEIRISMO: Paraná Traz Metodologia Americana de Ponta Para Atendimento a Autistas Pelo SUS

PIONEIRISMO: Paraná Traz Metodologia Americana de Ponta Para Atendimento a Autistas Pelo SUS

Imagem: Fernando Araújo

O Paraná se consolida como referência nacional e deu um passo histórico ao se tornar o primeiro estado do Brasil a financiar e aplicar a ciência da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) como base para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede pública de saúde.

A iniciativa, financiada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) com um investimento superior a R$ 3 milhões, visa qualificar a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir intervenções baseadas em evidências científicas.

Parceria Internacional

O grande diferencial é a parceria de formação com o renomado The Scott Center for Autism Treatment, do Florida Institute of Technology (Florida Tech), dos Estados Unidos, considerado um dos centros de excelência mais reconhecidos do mundo no campo da ABA.

A etapa final do Curso de Aperfeiçoamento em Avaliação e Atendimento da Pessoa com TEA, que totaliza 195 horas de capacitação, está sendo ministrada presencialmente por professores da instituição americana.

O curso reúne 350 profissionais de diferentes áreas da saúde pública (incluindo médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, e enfermeiros) em cidades como Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu e Maringá.

O secretário de Estado da Saúde em exercício, César Neves, destacou o ineditismo da Sesa em investir em um curso desse porte, garantindo que os profissionais paranaenses possam replicar os melhores métodos mundiais.

O que é o ABA?

A coordenadora e psicóloga, professora Aurélia Lima Costa Ribeiro, explica que a ABA é uma ciência que estuda a interação entre o comportamento humano e o ambiente. No contexto do SUS, a aplicação dessa ciência permite entender por que um comportamento ocorre para prevenir crises e, principalmente, promover o desenvolvimento de novas habilidades em pessoas com autismo, fazendo uma diferença real na vida das famílias.

O Paraná já havia demonstrado seu pioneirismo ao publicar, em 2023, o Protocolo Estadual de Avaliação e Atendimento à Pessoa com Autismo.

Via: Governo do Paraná

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.