Imagem: Divulgação/Sanepar
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) lançou um projeto-piloto de monitoramento remoto utilizando tecnologia de telemetria para prevenir o extravasamento de esgoto nas vias públicas. A iniciativa, que visa melhorar a qualidade dos serviços e proteger o meio ambiente, foi implementada inicialmente em Foz do Iguaçu, na Região Oeste do Estado.
O projeto, que faz parte do Programa Sanepar 5.0, utiliza sensores instalados em Poços de Visitas (PVs) — os pontos de acesso subterrâneos às redes de esgoto. Esses PVs são identificáveis pelas tampas de metal circular que ficam nas ruas e calçadas.
Como Funciona o Sistema Inteligente
O sistema opera com um dispositivo semelhante a uma boia de caixa-d'água, acoplado a um sensor eletrônico. Quando o nível de esgoto nos tubos atinge o limite, o sensor é acionado, transmitindo imediatamente um alerta para:
-
A central de monitoramento da Sanepar.
-
A central de controle operacional.
-
Dispositivos eletrônicos das equipes de campo (tablets e celulares).
Essa tecnologia permite o acompanhamento 24 horas por dia, garantindo mais agilidade e confiabilidade na identificação de problemas. Ao receber o alerta, a equipe técnica é enviada rapidamente ao local para verificar a situação e realizar a desobstrução, evitando que o esgoto suba para a superfície, o que causaria prejuízos à população e impactos ambientais.
O extravasamento do esgoto geralmente é provocado por entupimentos na rede ou pelo excesso de água de chuva que é conectada de forma irregular às tubulações de esgoto.
Em Foz do Iguaçu, 10 PVs já receberam a tecnologia, incluindo áreas críticas próximas a rios e córregos, e a próxima etapa prevê a instalação de mais 20 pontos monitorados.
Via: Governo do Estado
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.