Imagem: UEPG
O Governo do Paraná enviou novos projetos de lei (PLs) à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) com o objetivo de modernizar a gestão dos quatro Hospitais Universitários (HUs) estaduais. Os HUs atendem a milhares de pacientes em média e alta complexidade, além de serem polos de formação de profissionais de saúde no estado.
As propostas buscam dar mais agilidade, autonomia e eficiência administrativa e financeira aos hospitais, que hoje são geridos pelas universidades estaduais.
OBJETIVOS DOS PROJETOS DE LEI
Os novos projetos de lei buscam principalmente:
-
1. Maior Autonomia na Gestão: Permitir que os HUs tenham mais liberdade para gerir seus recursos e pessoal, desvinculando-os, em parte, da burocracia universitária para acelerar decisões essenciais na área da saúde.
-
2. Aprimoramento da Estrutura: O modelo proposto visa melhorar a capacidade dos hospitais de investirem em novas tecnologias, infraestrutura e na manutenção de seus equipamentos, essenciais para o atendimento de alta complexidade.
-
3. Profissionalização da Gestão: Introduzir mecanismos de governança mais modernos e profissionalizados, com foco em resultados e na qualidade do serviço prestado à população.
HOSPITAL E UNIVERSIDADES ENVOLVIDAS
Os quatro Hospitais Universitários que serão impactados por esta modernização são:
-
Hospital Universitário Regional de Maringá (ligado à UEM);
-
Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná, em Londrina (ligado à UEL);
-
Hospital Universitário do Oeste do Paraná, em Cascavel (ligado à Unioeste);
-
Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá (também ligado à Unespar).
A iniciativa é vista pelo governo como um passo crucial para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná, garantindo que os hospitais-escola possam cumprir plenamente seu papel tanto no ensino e pesquisa quanto na assistência à população.
Via: Agência Brasil
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.