Tempestade com mais de 5 mil raios assusta Curitiba e ganha as redes sociais

Tempestade com mais de 5 mil raios assusta Curitiba e ganha as redes sociais

Imagem: Lizandro Jacobsen/ Simepar

 

O céu de Curitiba e do Litoral paranaense protagonizou um espetáculo visual impressionante — e assustador — na noite deste domingo (18). Segundo dados do Simepar, uma tempestade elétrica massiva registrou 5.587 raios em apenas 22 horas, iluminando as nuvens de forma constante e gerando comparações curiosas na internet.

"Mundo Invertido" em Curitiba

A intensidade dos relâmpagos foi tanta que as imagens rapidamente viralizaram. Internautas compararam o cenário com a série "Stranger Things", da Netflix, apelidando o fenômeno de "Mundo Invertido em Curitiba". O tom avermelhado e os clarões incessantes deram um ar cinematográfico à noite da capital.

De acordo com o coordenador do Simepar, Marcus Josevicius, o fenômeno foi visível em Curitiba porque as nuvens de tempestade no Litoral atingiram altitudes de até 15 quilômetros, permitindo que os moradores do primeiro planalto vissem as descargas "intranuvem" (que não tocam o solo).

Números da Tempestade

Os registros detalhados pelo Simepar mostram que:

  • Antonina foi o município com maior atividade, somando quase 2 mil descargas.

  • Guaraqueçaba e Paranaguá também registraram números elevados de raios que atingiram o solo.

  • Em Curitiba, o que se viu foram principalmente os reflexos das descargas que ocorriam na Serra do Mar e no litoral.

Previsão do Tempo

Apesar do susto, o Simepar explica que esse tipo de fenômeno é comum nesta época do ano devido ao calor e à umidade. Para esta segunda-feira (19), a instabilidade diminui em parte do estado, mas a nebulosidade persiste no Litoral, com chance de chuvas fracas. No Oeste, o sol volta a brilhar com temperaturas podendo chegar aos 35°C.

Via: Bem Paraná

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.