Bolsonaro diz que permitirá base militar dos EUA na tríplice fronteira, se for reeleito

Bolsonaro diz que permitirá base militar dos EUA na tríplice fronteira, se for reeleito

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou à coluna da jornalista Mônica Bergamo da Folha de São Paulo que, caso volte à presidência, pretende autorizar a instalação de uma base militar dos Estados Unidos na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. Ele alega que um “acordo militar parrudo” com os norte-americanos seria necessário para eliminar supostas atividades terroristas na região.

Apesar de suas intenções, Bolsonaro está inelegível até 2030 devido a uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e não pode disputar as eleições presidenciais de 2026. Mesmo assim, ele e seus aliados trabalham para reverter o impedimento.

Bolsonaro alega ser o único nome apto a representar a direita no próximo pleito e evita indicar possíveis substitutos. O advogado Fabio Wajngarten confirmou à Gazeta do Povo as declarações sobre a base militar e outros temas.

O ex-presidente também afirmou que, se voltar ao poder, retirará o Brasil do bloco econômico Brics e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele justificou a decisão citando divergências com as instituições e ressaltou que esse movimento faria parte de sua política externa.

Por fim, Bolsonaro alinhou suas declarações às ações do novo mandato do presidente dos EUA, Donald Trump. O ex-mandatário brasileiro conta ainda com o apoio do presidente da Argentina, Javier Milei, que recentemente retirou seu país da OMS, adotando postura semelhante à prometida por Bolsonaro.

Via / Gazeta do povo

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230