Imagem:Fabio Rodrigues-Pozzebom
Ao abrir seu voto no julgamento contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, nesta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), destacou que a Corte não deve realizar julgamentos de caráter político, mas atuar com cautela e responsabilidade, analisando apenas questões legais sob a perspectiva criminal.
“Não compete ao Supremo Tribunal Federal realizar um juízo político do que é bom ou ruim, conveniente ou inconveniente, apropriado ou inapropriado. Compete a este tribunal afirmar o que é constitucional ou inconstitucional, legal ou ilegal”, afirmou Fux.
O ministro acrescentou que a função da Corte exige objetividade, rigor técnico e minimalismo interpretativo, evitando que o papel do julgador se confunda com o do agente político.
“Com a mesma cautela e responsabilidade que orientam a jurisdição constitucional, deve também o Poder Judiciário exercer sua atuação de igual maneira na esfera criminal”, completou.
A Primeira Turma do STF retoma nesta quarta-feira o julgamento sobre a suposta trama golpista que teria buscado manter Bolsonaro no poder mesmo após a derrota nas eleições de 2022.
Via:Agência Brasil
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.