Pós temporal: Copel e Sanepar seguem na recuperação de sistemas de energia e água no Paraná

Pós temporal: Copel e Sanepar seguem na recuperação de sistemas de energia e água no Paraná

Imagem:CBMPR

Equipes da Copel e da Sanepar continuam mobilizadas para restabelecer o fornecimento de energia e água em cidades atingidas pelos temporais e fortes ventos registrados entre domingo (21) e segunda-feira (22) no Paraná. Árvores e postes foram derrubados, comprometendo os sistemas em diversas regiões do Estado.

No Noroeste, Umuarama foi a cidade mais afetada, mas já tem 80% do abastecimento regularizado. Outras nove cidades ainda sofrem impacto total ou parcial, e em oito localidades menores a falta de energia prejudica o sistema.

No Oeste e Sudoeste, Corbélia e Toledo enfrentam as situações mais críticas. Em Toledo, a turbidez do rio comprometeu parcialmente o fornecimento de água. No total, 14 municípios seguem sem eletricidade em poços, unidades de tratamento e bombeamento.

No Centro-Sul, o abastecimento foi restabelecido em sete cidades, entre elas Laranjeiras do Sul. Já em Ortigueira e Pitanga, os sistemas ainda estão em recuperação. No Norte e Nordeste, a normalização segue em andamento, com destaque para Apucarana, onde a captação foi interrompida devido ao excesso de sujeira no rio.

A Sanepar reforça a importância do uso racional da água, priorizando higiene e alimentação, e orienta que atividades não urgentes, como lavagem de carros e calçadas, sejam adiadas.

Energia elétrica

Segundo a Copel, até a manhã desta terça-feira (23), 75.920 unidades consumidoras permaneciam sem energia, em consequência dos temporais e do ciclone extratropical que atingiu o Paraná. Trata-se do evento climático mais severo deste ano no Estado.

As regiões Leste e Centro-Sul concentram a maior parte dos desligamentos. Em Curitiba, são 3.374 unidades sem energia. Outras cidades também foram fortemente impactadas, como Pitanga (7,9 mil desligamentos), São José dos Pinhais (2,8 mil), Ortigueira (2,4 mil), Reserva (1,9 mil) e Londrina (1,6 mil).

No Oeste, são 956 desligamentos em Toledo, 120 em Cascavel e 39 em Foz do Iguaçu. Já no Sudoeste, Dois Vizinhos soma 514 unidades sem energia, Francisco Beltrão 286 e Pato Branco 157. No Noroeste, os maiores números estão em Mandaguari (1.239), Cianorte (955) e Maringá (405).

As equipes seguem em campo até que todos os clientes sejam religados.

Via:Governo do Paraná

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.