Previsão do Tempo: Primeira onda de frio do ano chega ao Paraná com vento forte e previsão de geada negativa nesta quarta

Previsão do Tempo: Primeira onda de frio do ano chega ao Paraná com vento forte e previsão de geada negativa nesta quarta

Imagem:  Franklin de Freitas

 

A anunciada primeira onda de frio intenso do inverno chegou oficialmente ao Paraná nesta terça-feira, 23 de junho, prometendo registrar as menores temperaturas do ano. Apesar das expectativas, nenhum município paranaense registrou marcas negativas nesta manhã. A menor temperatura do estado foi computada em General Carneiro, com 0,2°C.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), apenas outras quatro localidades ficaram com mínimas abaixo dos 5°C no amanhecer: Foz do Iguaçu (4,9°C), Guarapuava (4,4°C), Pato Branco (4,3°C) e Palmas (4°C). Na capital, Curitiba, o dia começou com 10,8°C.

O frio será sentido com força ao longo de toda a tarde devido à persistência de uma densa camada de nuvens que impede o aquecimento do sol. Além disso, rajadas de vento entre 35 km/h e 50 km/h na Grande Curitiba aumentam consideravelmente a sensação de frio. As máximas não devem ultrapassar os 13°C no Sudoeste, Sul e Centro-Sul, enquanto Curitiba deve registrar no máximo 14°C.

Massa de ar polar avança sobre o estado

A partir de hoje, a massa de ar polar avança consistentemente pelo território paranaense, trazendo um ar mais seco e estabilidade para a maioria das regiões. Segundo os meteorologistas, o deslocamento de uma frente fria em direção ao oceano ainda pode provocar pancadas de chuva isoladas na madrugada entre o Norte, Campos Gerais e Leste (nas divisas com São Paulo), mas o tempo seca em seguida.

Frio atinge o ápice nesta quarta-feira com geada forte

O frio mais severo desta onda está previsto para se consolidar nesta quarta-feira, 24 de junho. Com o estabelecimento definitivo da massa de ar frio e seco, o Simepar alerta para a formação ampla de geadas, que devem se expandir para o sul dos Campos Gerais, sul da Região Metropolitana de Curitiba e até para o sul do Noroeste.

O frio será extremo na metade Sul do estado. Os termômetros devem despencar para -2°C em General Carneiro e Palmas, e -1°C em União da Vitória. Curitiba amanhece com 7°C. As tardes de quarta-feira continuarão muito geladas, com máximas que mal devem atingir a casa dos 10°C aos 13°C.

Até quando dura o frio rigoroso?

Na quinta-feira, 25 de junho, as temperaturas param de cair de forma tão acentuada, mas o ar polar segue rigoroso e mantendo o risco de geada ativo desde o Oeste (na fronteira com o Paraguai) até a Região Metropolitana de Curitiba, passando pelos Campos Gerais. As geadas mais intensas devem se concentrar na faixa de divisa com Santa Catarina.

A tendência é de que o bloqueio comece a ceder a partir de sexta-feira, 26 de junho. Com a presença do sol, as tardes voltam a ficar mais quentes e menos geladas. As máximas devem passar dos 15°C em todo o Paraná, podendo atingir 16°C em Curitiba, 17°C em Pato Branco, 20°C em Foz do Iguaçu e até 21°C em Paranavaí.

Via: Bem Paraná

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.