Imagem:Marcello Casal Jr
A primavera de 2025 terá início na próxima segunda-feira (22), às 15h19 (horário de Brasília), trazendo mudanças significativas no clima em diversas regiões do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma intensa frente fria avançará até quarta-feira (24) pelo Sul, Sudeste, parte do Centro-Oeste e até áreas do Norte, provocando temporais acompanhados de fortes ventos.
Após a instabilidade, a passagem de uma massa de ar frio e seco deverá causar acentuado declínio das temperaturas, com previsão de geada no Sul e até ocorrência de friagem na Região Norte.
Os primeiros temporais devem atingir o Rio Grande do Sul, se espalhando em seguida para toda a Região Sul e áreas de Mato Grosso do Sul, além do sul e sudoeste de São Paulo. No primeiro dia da primavera, a frente fria também deve alcançar estados do Sudeste e do Centro-Oeste, chegando até o sudoeste da Amazônia.
Possibilidade de granizo
No Sul, os temporais previstos para sábado e domingo podem vir acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento, queda de granizo e acumulados significativos de chuva, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Influência do La Niña
De acordo com relatório da NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA), o fenômeno La Niña poderá influenciar o regime de chuvas nesta primavera, aumentando a umidade vinda da Amazônia e interferindo na formação de sistemas meteorológicos.
Conforme a meteorologista Danielle Ferreira, o fenômeno costuma reduzir as chuvas na Região Sul, tanto na frequência quanto no volume, mas pode intensificar precipitações no Sudeste e até no litoral nordestino, dependendo também da temperatura do Oceano Atlântico.
Estação das Flores
Conhecida como a estação das flores, a primavera marca o aumento gradual da temperatura e da umidade após o inverno, favorecendo o florescimento de inúmeras espécies e colorindo paisagens em jardins, parques e campos de todo o país.
Via:Agência Brasil
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-PR.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.