Imagem: UEL
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) emitiu um alerta reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer bucal. A medida visa conscientizar a população sobre os riscos e os sinais de alerta da doença, cujo tratamento tem melhores chances de sucesso quando identificado em estágios iniciais.
Principais Fatores de Risco
O câncer de boca (que inclui lábios, gengivas, bochechas, céu da boca e língua) está diretamente associado a hábitos de vida. A Sesa destaca os principais fatores que aumentam a chance de desenvolvimento da doença:
-
Tabagismo: O uso de cigarros e outros produtos do tabaco é o principal fator de risco.
-
Consumo de Álcool: O consumo excessivo de bebidas alcoólicas, especialmente quando associado ao tabagismo.
-
Exposição Solar: A exposição prolongada e desprotegida ao sol é um fator de risco para o câncer de lábio.
-
Má Higiene Bucal: A falta de higiene adequada e a presença de próteses mal ajustadas que causam traumas crônicos na boca.
Sinais de Alerta para o Diagnóstico Precoce
A chave para o sucesso do tratamento é a identificação rápida. Tanto a população quanto os profissionais de saúde devem estar atentos aos seguintes sinais:
-
Feridas ou Úlceras: Lesões na boca ou lábios que não cicatrizam em um prazo de 15 dias.
-
Manchas Brancas ou Vermelhas: O aparecimento de placas ou manchas estranhas na língua, gengiva, palato (céu da boca) ou bochechas.
-
Nódulos: Espessamentos, caroços ou inchaços na boca, pescoço ou garganta.
-
Dificuldade: Dor, ardência, dificuldade para falar, mastigar ou engolir.
A recomendação é que, ao notar qualquer alteração persistente, o indivíduo procure imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou um cirurgião-dentista para avaliação. O exame clínico é simples e pode salvar vidas.
Via: Governo do Paraná
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.