Imagem: Rodolfo Bonafim
A partir desta terça-feira (9), uma mudança significativa nas condições climáticas afetará a região Centro-Sul do Brasil com a formação de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul. Este fenômeno meteorológico trará chuvas intensas, ventos fortes e o risco de temporais severos, especialmente para os estados do Sul.
O sistema de baixa pressão começa a ganhar força e se deslocar, intensificando a instabilidade e resultando em grandes volumes de chuva e rajadas de vento que podem ultrapassar os 80 km/h em áreas costeiras.
Áreas em Alerta Máximo
Os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina são os que estão sob maior alerta. A previsão é de que os temporais comecem no Rio Grande do Sul e avancem em direção ao litoral catarinense e, em menor intensidade, para o Paraná.
-
Rio Grande do Sul e Santa Catarina: Risco de chuvas volumosas, alagamentos, descargas elétricas e queda de granizo. A Defesa Civil recomenda atenção máxima, especialmente em áreas de risco de deslizamento.
-
Paraná: Embora o impacto seja menor, o estado deve registrar chuvas significativas, especialmente na faixa Sul e Leste, com potencial para temporais isolados.
-
Sudeste e Centro-Oeste: O sistema também deve influenciar o clima em partes do Sudeste (como São Paulo e sul de Mato Grosso do Sul), causando pancadas de chuva e queda nas temperaturas, mas sem a mesma severidade observada no Sul.
A população deve ficar atenta aos alertas emitidos pelos órgãos oficiais e tomar medidas preventivas, como evitar áreas de inundação e buscar abrigo seguro durante as tempestades. O ciclone deve se afastar para o Oceano Atlântico no decorrer da semana, mas os ventos e a ressaca marítima podem persistir.
Via: G1
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.