STF PUBLICA ATA DE JULGAMENTO E APROXIMA ORDEM DE PRISÃO DE BOLSONARO

STF PUBLICA ATA DE JULGAMENTO E APROXIMA ORDEM DE PRISÃO DE BOLSONARO

Imagem: Lula Marques

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou nesta segunda-feira (17) a ata do julgamento em que a Primeira Turma rejeitou os primeiros recursos do ex-presidente Jair Bolsonaro contra sua condenação por crimes contra a democracia.

A publicação da ata é uma formalidade que oficializa o resultado do julgamento, encerrado na sexta-feira (14), no qual os ministros da Primeira Turma rejeitaram, por unanimidade, os embargos de declaração apresentados pela defesa.

Próximos Passos e Prazos

A rejeição do recurso aproxima o ex-presidente de uma ordem de prisão em regime inicial fechado, imposta na condenação a 27 anos e três meses.

  1. Publicação do Acórdão: O próximo passo é a publicação do acórdão, que detalha por escrito a decisão. A expectativa é que isso ocorra em breve, possivelmente até esta terça-feira (18).

  2. Novos Recursos: A partir da publicação do acórdão, a defesa de Bolsonaro terá um prazo de cinco dias para apresentar novos recursos, como um segundo embargo de declaração.

O ministro relator, Alexandre de Moraes, poderá considerar um novo recurso "meramente protelatório" (sem viabilidade jurídica, apresentado apenas para adiar a prisão). Nessa hipótese, uma ordem de prisão poderia ser proferida ainda na última semana de novembro.

Local da Prisão e Defesa

O local onde Bolsonaro deverá cumprir a pena ainda não foi definido. As possibilidades incluem uma ala especial no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, uma unidade da Polícia Federal ou uma unidade militar, garantindo o direito do ex-presidente de ficar em sala especial, segregada dos demais detentos.

A defesa do ex-presidente, que já se encontra em prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica em outra investigação, prepara-se para pedir que ele cumpra a pena em casa por motivos de saúde.

Via: Agência Brasil

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.