Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do Novo Fies; veja como fazer

Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do Novo Fies; veja como fazer

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil.

A Caixa Econômica Federal inicia, nesta quarta-feira (15), o calendário de aditamentos contratuais do Novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2025. O aditamento é o procedimento contratual obrigatório necessário à manutenção ou encerramento dos financiamentos que se encontrem na fase de utilização.

Segundo o banco, o prazo para o aditamento segue até o dia 31 de maio e cerca de 133 mil estudantes podem realizar as manutenções, entre aditamentos de renovação semestral, suspensão temporária, transferência de curso ou de instituição, e encerramento antecipado.

De acordo com as regras do Novo Fies, os contratos entre os alunos e a Caixa devem ser aditados semestralmente. A renovação é iniciada pela faculdade e deve ser validada, posteriormente, pelo estudante. Para a efetivação do procedimento, os estudantes devem estar adimplentes.

Os aditamentos são feitos pelo SifesWeb e por meio do aplicativo FIES CAIXA, disponível para Android iOS, na opção “Aditamento”. Na aba o estudante poderá fazer a validação do aditamento de renovação do contrato.

Quem deve fazer

Segundo o banco, devem realizar o aditamento do primeiro semestre 2025:

Todos os estudantes que possuem contrato de financiamento do Novo Fies em fase de utilização;

Todos os estudantes que já tenham realizado os aditamentos dos semestres anteriores;

Tenham efetivado o contrato no segundo semestre de 2024;

Os estudantes que tiverem dúvidas sobre a efetivação de seus aditamentos devem procurar as instituições de ensino superior. Outras informações podem ser adquiridas no site da Caixa.

Programa ampliado

No início deste mês, o Ministério da Educação (MEC) anunciou que o programa terá mais de 112 mil novas vagas em 2025. Os processos seletivos serão divididos em duas etapas, sendo que no primeiro semestre serão ofertadas 67.301 vagas e no segundo semestre, 44.867. Nos anos de 2026 e 2027 o número de vagas será semelhante.

Em 2024 também foi feito o programa de renegociação de dívidas do Fies, com mais de 387 mil acordos firmados em todo o país, resultando em um montante de R$ 794,9 milhões — referente ao pagamento das entradas dos acordos — injetado em recursos nas contas da União.

Via / Valor Investe

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.