Imagem:REUTERS/Jonathan Ernst
A cobrança de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos impactou diretamente mais de 3,1 mil trabalhadores de indústrias do Paraná. O levantamento abrange quatro empresas do setor madeireiro, que tinham os EUA como um dos principais destinos da produção.
Desde o anúncio do chamado “tarifaço”, em julho, as empresas adotaram medidas como demissões em massa, suspensão de contratos via layoff e férias coletivas. Em alguns casos, unidades chegaram a ser totalmente fechadas, e quase mil funcionários foram colocados em férias coletivas.
O impacto econômico preocupa, especialmente em pequenas cidades onde a economia local depende fortemente das indústrias. Em Jaguariaíva, nos Campos Gerais, a empresa que anunciou demissões empregava cerca de 25% da população economicamente ativa com carteira assinada, considerando empregos diretos e indiretos.
A prefeitura da cidade prevê uma queda mínima de 20% na arrecadação municipal, o que afetará diretamente o orçamento público. Como consequência, a programação de aniversário dos 202 anos de Jaguariaíva precisou ser reduzida drasticamente.
Via:G1 PR
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-PR.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.