Imagem:Polícia Federal
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18), a Operação Falsa Marca, com o objetivo de desarticular um esquema de falsificação de cosméticos e produtos de higiene em Cascavel, no Oeste do Paraná. A ação também busca combater a lavagem de dinheiro proveniente da atividade criminosa.
As investigações começaram em 2023 e apontam que o grupo atuava ao menos desde 2018, fabricando shampoos, condicionadores e máscaras capilares com marcas falsificadas. Inicialmente, os produtos eram exportados ao Paraguai e, a partir de 2022, passaram a ser vendidos em plataformas digitais, ampliando o alcance do esquema.
De acordo com a Polícia Federal, os criminosos utilizavam empresas fictícias para comprar insumos, emitir notas fiscais falsas e distribuir os cosméticos adulterados no mercado nacional e internacional, o que aumentava os riscos à saúde dos consumidores e causava prejuízos à economia.
Na operação desta quinta, a PF contou com apoio da Receita Federal e da Vigilância Sanitária. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Cascavel. Além disso, a Justiça Federal determinou o bloqueio de valores e ativos financeiros dos investigados, bem como o sequestro de imóveis ligados ao grupo.
Os envolvidos poderão responder por associação criminosa, contrabando e lavagem de capitais, crimes que somados podem ultrapassar 15 anos de prisão.
Em nota, a Polícia Federal destacou o compromisso no combate à pirataria, falsificação e fraudes que afetam diretamente a economia e a saúde da população.
Via:CGN
RRMAIS.COM.BR – “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-PR.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.