Criminosos se passam por clientes e aplicam golpes em caixas eletrônicos em Cascavel

Criminosos se passam por clientes e aplicam golpes em caixas eletrônicos em Cascavel

Enquanto vítimas aguardam suposta liberação de cartão, bandidos fazem transferências,

Imagem Divulgação Polícia Civil do Paraná

A Polícia Civil do Paraná, através do Primeiro Distrito Policial da cidade de Cascavel alerta a população sobre um novo golpe que tem sido aplicado na cidade, principalmente em caixas eletrônicos de instituições bancárias. O crime consiste em uma fraude no momento do saque, enganando vítimas e causando prejuízos financeiros significativos.

O golpe ocorre da seguinte forma: a vítima vai até um caixa eletrônico para realizar um saque e, ao inserir o cartão, o terminal apresenta falhas ou o cartão fica preso na máquina. Nesse momento, golpistas disfarçados de clientes, geralmente bem vestidos e solícitos, se aproximam e oferecem ajuda.

Os criminosos convencem a vítima a ligar para um falso número de atendimento bancário (geralmente um 0800 falso), onde um suposto atendente pede dados bancários, senhas e códigos de segurança. Enquanto a vítima aguarda uma suposta liberação do cartão, os criminosos já realizam transferências, saques e movimentações financeiras indevidas.

Segundo a polícia, as equipes trabalham para identificar a quantidade de vítimas. Um dos casos aconteceu em mercado da região norte no dia 28 de janeiro e durante o fim de semana em duas agências da cidade.

A Polícia Civil reforça algumas orientações para evitar cair nesse tipo de golpe:

Jamais aceite ajuda de terceiros dentro ou fora da agência bancária.

Caso o cartão fique preso no caixa eletrônico, procure imediatamente um funcionário do banco e nunca ligue para números fornecidos por desconhecidos, ligue somente para o telefone OFICIAL do banco e acione a Polícia Militar.

Não forneça senhas, códigos de acesso ou informações bancárias por telefone. Bancos jamais solicitam esse tipo de informação.

Sempre utilize caixas eletrônicos em locais movimentados e durante o horário de expediente bancário.

Se suspeitar que foi vítima do golpe, acesse o aplicativo bancário imediatamente, bloqueie seu cartão e entre em contato com o banco.

Registre um Boletim de Ocorrência o quanto antes para que as autoridades possam investigar o caso.

A Polícia Civil está atenta a esses crimes e segue com investigações para identificar e responsabilizar os envolvidos. Denúncias podem ser feitas diretamente na delegacia ou por meio dos canais oficiais.

Via / Catve.com

 

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