Imagem: PCPR
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou, na manhã desta terça-feira (25), uma grande operação para desarticular um grupo criminoso responsável por aplicar o golpe do presente e movimentar mais de R$ 14 milhões. A ação, que conta com o apoio da Polícia Civil de São Paulo (PCSP), está concentrada nas cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Diadema e São Paulo.
O Poder da Operação
Estão sendo cumpridos um total de 172 mandados judiciais, que incluem:
-
41 mandados de prisão;
-
90 mandados de busca e apreensão;
-
41 bloqueios de contas bancárias.
O esquema criminoso lesou cerca de 270 vítimas apenas no Paraná, além de pessoas em outros estados como São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia.
Como Funcionava o Golpe
A investigação da PCPR, que durou cerca de um ano, detalhou o modo de ação da organização criminosa:
-
Contato com as Vítimas: Os criminosos identificavam vítimas que estavam fazendo aniversário e se passavam por floriculturas ou lojas de chocolate.
-
Taxa de Entrega: Alegavam que precisavam entregar um presente e cobrariam apenas uma taxa referente ao serviço do motoboy.
-
Fraude na Máquina: A vítima era orientada a usar o cartão bancário na máquina. O motoboy simulava erros na transação e, após o suposto insucesso, ia embora.
-
Captura de Dados: Segundo o delegado Emmanoel David, as máquinas eram adulteradas com softwares maliciosos que captavam as informações do cartão e a senha da vítima.
-
Outras Fraudes: Em alguns casos, os golpistas passavam valores altos sem o consentimento da vítima ou trocavam o cartão por outro do mesmo banco.
-
Lavagem de Dinheiro: Após o desvio, o dinheiro era rapidamente "pulverizado" para diversas contas bancárias de "laranjas" para ocultar os valores e dificultar o rastreamento policial.
Durante as diligências, a PCPR já havia apreendido 12 máquinas de cartão adulteradas em Curitiba que foram usadas na aplicação do golpe.
Via: Governo do Paraná
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.