Paraná Tem Seis Criminosos na "Lista Vermelha" dos Foragidos Mais Procurados do País

Paraná Tem Seis Criminosos na

Imagem: Reprodução Bem Paraná

 

Em uma iniciativa focada no combate ao crime organizado em nível nacional, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou o Programa Captura, que divulgou a "lista vermelha" com 216 foragidos considerados de alta periculosidade no Brasil. O Paraná tem seis nomes de criminosos procurados inclusos nesse rol estratégico.

O programa, coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), tem como principal objetivo integrar as forças policiais do país para facilitar a identificação, localização e prisão de indivíduos com mandados de prisão considerados estratégicos, visando desarticular grandes organizações criminosas e reduzir a criminalidade violenta.

O critério para inclusão na lista envolve a gravidade e a natureza do crime cometido, a vinculação com facções criminosas, a existência de múltiplos mandados de prisão e a atuação interestadual. A população é incentivada a colaborar de forma anônima, podendo realizar denúncias pelos canais 190 e 197.

Confira quem são os seis foragidos mais procurados do Paraná:

  1. Kaio Cesar Bonotto Cavalcante (Kal ou Bocão), 34 anos: Tornou-se notório por envolvimento na invasão e roubo com armas de guerra à empresa de valores Prosegur no Paraguai, um crime que causou um prejuízo milionário em 2017.

  2. Guilherme Bertha Alvez ds de Miranda (Angelo, Gui, Bode ou Daniel), 29 anos: Membro da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), é procurado por crimes diversos, com destaque para a autoria dos disparos que resultaram na morte do agente penitenciário Kevin de Souza, em Cambé.

  3. Marcio Borgui Ribeiro (Zona sul, Gustavo ou Birruga), 42 anos: Conhecido como o "senhor das armas", por alugar armamentos para outros criminosos. Também é acusado de praticar assaltos a residências e bancos no Paraná.

  4. Marcio Padilha da Silva Costa (Bebezão), 45 anos: Com uma extensa ficha criminal, é procurado por crimes como lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, além de envolvimento com financiamento e integração de Organização Criminosa.

  5. Orlandino Cesar Moreira (Cara Gorda ou Cesinha), 48 anos: Apontado como um dos chefes de facção criminosa, ele coordenaria operações de tráfico de drogas e armas do Paraguai para o Rio de Janeiro, tendo sido expulso do país vizinho em 2023.

  6. Tiago Alessandro Alves dos Santos (Saturno, Erick Tiaguinho ou Alessandro), 39 anos: Integrante de destaque do PCC, chegou a comandar um grupo de presos em presídios paranaenses a serviço da organização criminosa.

O Programa Captura reforça o compromisso do MJSP com a integração federativa e o uso de inteligência estratégica no enfrentamento da criminalidade de maior impacto social, buscando uma resposta mais eficaz contra a impunidade no país.

Via: Bem Paraná

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.

Galeria de Imagens

  • v