PCPR prende 1,3 mil pessoas em operação nacional de combate à violência contra a mulher

PCPR prende 1,3 mil pessoas em operação nacional de combate à violência contra a mulher

Imagem: PCPR

Em um esforço conjunto para combater a violência de gênero, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 1.360 pessoas em 35 dias de execução da Operação Shamar. A ação, que aconteceu entre 1º de agosto e 4 de setembro, é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e focou em ações preventivas, educativas e repressivas contra a violência doméstica, familiar e o feminicídio.

Este é o terceiro ano consecutivo em que a PCPR adere à operação, superando os números de 2023 (606 prisões) e 2024 (848 prisões), totalizando mais de 2,8 mil capturas nas três edições.

A PCPR mobilizou as equipes das Delegacias da Mulher de todo o Estado, enviando reforços de efetivo para as unidades de Londrina, Maringá, Guarapuava, Cascavel e Cianorte. As demais unidades policiais do Paraná também trabalharam ativamente para cumprir as metas da operação. O objetivo foi intensificar a realização de diligências e o cumprimento de mandados judiciais contra indivíduos investigados ou condenados por crimes praticados contra as mulheres.

Do total de prisões, 1.263 foram em flagrante e 97 em cumprimento a mandados de prisão. Destas, 35 foram por estupro e estupro de vulnerável, e 13 por descumprimento de medidas protetivas. A operação também resultou na prisão de 11 foragidos que estavam em outros estados, como Santa Catarina e São Paulo.

Além das prisões, a PCPR registrou 3,3 mil boletins de ocorrência, concluiu 1,2 mil inquéritos e solicitou 3,7 mil medidas protetivas. O trabalho também incluiu um forte foco em ações educativas, com 81 iniciativas que alcançaram 8,1 mil pessoas em escolas, empresas e faculdades, levando informações sobre como identificar a violência e buscar ajuda.

O nome "Shamar" é de origem hebraica e significa cuidar, guardar, zelar ou proteger, reforçando o objetivo central da operação.

Via: Governo do Paraná

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.