Imagem: Reprodução/ Atento News - William Batista
O secretário estadual das Cidades do Paraná, Guto Silva, acionou formalmente a Polícia Civil nesta quinta-feira (13 de novembro de 2025) para que seja realizada uma investigação imediata sobre a criação de "vaquinhas" e arrecadações falsas ou irregulares que estão se aproveitando da tragédia que atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do estado.
O município sofreu a destruição de cerca de 90% de sua infraestrutura após ser atingido por três tornados.
Uso Indevido da Tragédia
Guto Silva denunciou que há indivíduos se aproveitando da dor e do momento de reconstrução da cidade para captar recursos por canais não oficiais. Ele enfatizou que o dinheiro arrecadado nesses esquemas não está chegando às famílias de Rio Bonito do Iguaçu que realmente precisam.
"Infelizmente, nesse momento de dor e reconstrução, ainda temos aproveitadores que fazem vaquinhas e o dinheiro não chega na ponta. Isso é caso de polícia”, declarou o Secretário.
A Polícia Civil será solicitada a realizar um "pente-fino em todas as iniciativas" que não estejam registradas ou vinculadas aos canais oficiais de doação estabelecidos pelo poder público.
Canais Oficiais de Doação
Para garantir que as doações cheguem de forma segura e transparente às vítimas, o Secretário reforçou que a população deve utilizar apenas os canais oficiais, que terão a devida prestação de contas:
-
Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu (Canais oficiais).
-
Fundo Estadual para Calamidades Públicas (FECAP).
Dados para Doação via PIX (FECAP):
-
CNPJ: $52.807.487/0001-12$
-
Nome da conta: Fundo Estadual para Calamidades Públicas – Fecap
Via: Atento News
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.