AGRICULTURA: Atraso na colheita da soja faz produtores optarem por outras culturas ao invés do milho.

AGRICULTURA: Atraso na colheita da soja faz produtores optarem por outras culturas ao invés do milho.

Imagem / Divulgação/Seab-PR.

O plantio do milho segunda safra no Paraná é o mais atrasado dos últimos sete anos, de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral). O último boletim divulgado mostra que o plantio chegou em 77% da área estimada, de 2,6 milhões de hectares.

Na região de Cascavel, o zoneamento rural da safrinha terminou no dia 28 de fevereiro. Na época, muitos produtores sequer haviam encerrado a colheita da soja.

Segundo o Deral, para evitar os prejuízos com o plantio tardio do milho, alguns produtores têm optado por outras culturas. Porém, sem planejamento prévio, o produtor corre o risco de perder o seguro rural.

O advogado especialista em seguro rural, Marcos Boschirolli, explica que geralmente as seguradoras exigem que os agricultores notifiquem a mudança de cultura ou de área plantada antes do início do plantio. 

“Além disso, as seguradoras podem exigir informações detalhadas sobre o novo tipo de cultura e o plano de manejo, a fim de avaliar o risco e definir os termos da cobertura. Portanto, se você pretende mudar a cultura de plantio, é importante verificar as condições do seu contrato de seguro rural e entrar em contato com a seguradora para saber quais são as exigências e procedimentos necessários para notificar a mudança e manter a cobertura. É sempre recomendável ler cuidadosamente o contrato e tirar todas as dúvidas antes de assinar”.

Via / Assessoria

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.