Foto: Catve.com.
Dezenas de cidades do Paraná ficaram sem energia elétrica por conta do apagão nacional na manhã desta terça-feira (15). Em Cascavel (PR), os consumidores tiveram as atividades prejudicadas entre às 8h30 e 9h30.
Segundo a Prefeitura Municipal, até o momento, não há registro de ocorrências de falta de eletricidade em repartições públicas. Além disso, os semáforos da cidade seguem operando normalmente.
Em nota, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) informou que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) realizou um corte de carga em diversos estados do Brasil, entre eles o Paraná, em função de um problema na interligação do sistema elétrico entre as regiões Norte; Nordeste e Nordeste; e Sudeste.
"Esse mecanismo de corte de carga é conhecido como Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) e atua preventivamente, quando necessário, para evitar impactos maiores no funcionamento do sistema elétrico nacional", afirma a Copel.
Apesar disso, o fornecimento de energia à população do Paraná já começou a ser restabelecido e deve ser concluído em breve. "As equipes da Copel trabalham para concluir a religação de todas as unidades consumidoras e apuram o impacto dos desligamentos no estado", conclui a empresa.
Já a ONS declarou que a "ocorrência na rede de operação interrompeu 16 mil MW no Norte e Nordeste. Afetando também estados do Sudeste. "Uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados. A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos."
A ONS não identificou o que motivou a falta de energia.
Usina Hidrelétrica de Itaipu
Em nota, a Usina Hidrelétrica de Itaipu constatou que segue as operações, normalmente, de forma ininterrupta. "Quanto a possíveis ocorrências no âmbito do Sistema Interligado Nacional (SIN), as questões devem ser direcionadas ao Operador Nacional do Sistema (ONS)", finaliza.
Via / Catve.com
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.