ALERTA: 10 fatos que você precisa saber sobre a dengue.

ALERTA: 10 fatos que você precisa saber sobre a dengue.

Imagem / Secom Cascavel.

O combate ao mosquito da dengue não pode parar. Os casos continuam aumentando em Cascavel. O município, que está em epidemia por conta da doença, já registrou mais de 2,6 mil casos confirmados.  E os números podem crescer ainda mais, porque mais de 5 mil pessoas estão aguardando o resultado de exames.

A Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Endemias, destaca 10 curiosidades que podem te auxiliar no combate ao Aedes. Conforme a gerente de divisão em Saúde Ambiental, Clair Wagner, eliminar o mosquito é uma tarefa de todos. “Pedimos mais uma vez, que cada um assuma sua responsabilidade em relação à prevenção. A dengue é uma doença fácil de prevenir, para isso é só você ir no seu quintal e eliminar qualquer possível criadouro. Vamos nos comprometer e evitar que nossa família e nossos amigos adoeçam e sobrecarreguem os serviços públicos e privados de saúde. Só juntos conseguiremos eliminar esse mosquito’, pontua.  

Confira 10 fatos que você precisa saber sobre a dengue e que são dúvidas comuns que os agentes de Endemias encontram no dia a dia:

1-O mosquito só se prolifera em água limpa? 

Não.  Por isso é necessário inspecionar todos os tipos de água. O mosquito tem grande capacidade de adaptação a diferentes situações ambientais, inclusive àquelas consideradas desfavoráveis, como águas poluídas.

2- A picada do mosquito é a única forma de ser contaminado pelo vírus?

Sim. Não há outra forma de contaminação.

3- Usar inseticida elimina o risco de ser contaminado pelo mosquito?

Não. O uso de inseticida, repelentes, telas de proteção em portas e janelas, são medidas preventivas para evitar a contaminação. Porém, o ideal é eliminar a origem do problema que são os mosquitos, eliminando os possíveis criadouros.

4 - Até quantos quilômetros/metros o mosquito consegue voar? 

Os estudam apontam que ele pode chegar até um quilômetro em áreas onde não existem muitas pessoas, mas, em geral, não se deslocam em voo mais que 200 metros, mas isso não impede que ele use outros meios, como elevadores, carro, ou seja, onde a gente vai o mosquito vai atrás.

5- O mosquito só pica de dia? 

Principalmente durante o dia, mas em espaços iluminados durante a noite é possível também. Lembrando que somente a fêmea pica, ela necessita do sangue em seu organismo para amadurecer seus ovos e assim dar sequência no seu ciclo de vida.

6- É possível pegar dengue mais de uma vez?

Sim. Ao contrair dengue, a pessoa fica imunizada permanentemente para aquele sorotipo do vírus, mas não para os outros, são 4 sorotipos. Dessa forma, uma mesma pessoa pode ter dengue até quatro vezes.

7- O mosquito precisa de grandes espaços para se proliferar? 

Não. Tampinha de garrafa de refrigerantes, papel de bala, aquário, bandeja de ar-condicionado. Casca de ovo, folhas de árvores, grades de portão e toldos são locais que podem ter focos.

8-Colocar água sanitária na água evita o mosquito?

Sim. Mas somente enquanto houver odor da água sanitária no recipiente, neste período a fêmea não deposita seus ovos. Porém, estudos do Ministério da Saúde comprovam que não é uma medida eficaz a longo prazo. O ideal é a vedação ou eliminação mecânica do criadouro do mosquito. Lembrando que a forma mais eficaz de evitar o mosquito é eliminar os possíveis criadouros.

9- A dengue passa de pessoa para pessoa? 

Não. É necessário que o mosquito contaminado pique a pessoa pra transmitir o vírus.

10- Dengue pode matar?

Sim. A dengue é uma doença febril. Quem contrai o vírus pode ou não evoluir pra forma grave, devendo sempre buscar atendimento médico aos primeiros sintomas, evitando a automedicação. Conforme o Boletim Epidemiológico 01/08/2021 a 30/04/2022, já temos registrado um óbito em Cascavel.

Via / Portal24

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.