Imagem / Divulgação.
Você já imaginou deixar de ir ao médico por uma dificuldade de comunicação? Essa é a realidade enfrentada por pessoas surdas ou com deficiência auditiva que, acabam pensando duas vezes, antes de procurar ajuda especializada. No Paraná, 560.321 pessoas se declaram surdas ou com deficiência auditiva, de acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2013, o que, com base nos municípios atendidos pelo Hospital Uopeccan de Umuarama, representa uma estatística de 57.412 pessoas. Pensando nisso, a instituição desenvolveu o projeto Uopeccan para Todos, para a oferta gratuita de um curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) básico.
“O objetivo do projeto é que os participantes compreendam as particularidades linguísticas e culturais das pessoas surdas e desenvolvam habilidades comunicativas para contribuir com a inclusão dessas pessoas na área da saúde de modo que sejam atendidos com dignidade e respeito”, explica a professora de Libras do curso, Elaine Tótoli.
O curso possui carga horária de 60 horas e é ministrado todas as terças e quartas-feiras das 19h às 23h e sábados das 8h às 12h, no auditório da Uopeccan de Umuarama. Durante o ano de 2023, serão ofertadas 8 turmas, com 30 alunos, somando 240 vagas, totalizando 15 encontros por turma, uma vez por semana.
O projeto foi aprovado pelo Pronas (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência), que faz parte do Ministério da Saúde. A duração será de um ano, com foco em colaboradores do Hospital Uopeccan de Umuarama, Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama, 12º Regional de Saúde, Consamu (Consórcio de Saúde dos municípios do Oeste/PR), CISA (Consórcio Intermunicipal de Saúde).
Para se inscrever, os profissionais interessados devem acessar o link e preencher o formulário https://bityli.com/projetolibrasuopeccan.
Para informações adicionais e dúvidas, entre em contato pelo telefone (44) 2031-0783.
Metodologia das aulas
As 60 horas de aula estão distribuídas entre atividades teóricas e práticas, em que os alunos farão um aprofundamento sobre o assunto, com apreciação de diferentes recursos visuais (filmes e imagens) sobre a Língua de Sinais, relações sociais, educacionais e familiares de sujeitos surdos e também aprenderão na prática, por meio de conversação contextualizada, a se comunicar.
A sala de aula será disposta em círculo, para facilitar a metodologia e a dinâmica da aula.
Via / Portal24
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.