Imagem / Ilustração.
As Secretarias Municipais de Saúde e de Agricultura de Catanduvas, juntamente com a ADAPAR, informam o número de casos positivos para a RAIVA no município e alertam toda a população para a importância e gravidade da doença.
Os animais positivos estão distribuídos entre as localidades de Malucelli, Varguinhas, Roncador, Passo Liso, Ervalzinho, Linha Tormenta. Até o presente momento, dia 05/12/23, o município contabiliza 20 animais positivos, testados pelo Centro de Diagnóstico “Marcos Enrietti”, laboratório credenciado a ADAPAR, entre os animais acometidos temos bovinos, equinos, suínos e morcegos.
O que é a RAIVA?
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.
Sintomas no animal:
Animais suspeitos de raiva são os que apresentem incoordenação, andar cambaleante, paralisia de membros, salivação intensa, quedas, movimento de pedalagem e morte em até 10 dias do início da doença.
Como é transmitida?
A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura de cães e gatos ou por contato com saliva de animais como bovinos, equinos e suínos, na tentativa de ajudar esses animais.
O período de incubação é variável entre as espécies, desde dias até anos, com uma média de 45 dias no ser humano, podendo ser mais curto em crianças.
Via / Catanduvas em Foco
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.